quarta-feira, 26 de maio de 2010

Kurosawa 100 anos

Box de DVDs da obra de Akira Kurosawa


O lançamento da caixa com DVDs de filmes de Kurosawa é um dos melhores presentes que os brasileiros poderiam ganhar neste ano em que se comemora o centenário do mestre japonês.

Lançada pela Europa Filmes, a caixa de DVDs “Pack Akira Kurosawa” é uma breve e acessível introdução à obra de um dos cânones do cinema mundial, cineasta de forte marca autoral que completaria 100 aniversários neste ano. Tão expressivo, rigoroso e denso quanto os maiores mestres do cinema japonês, Kenji Mizoguchi, Yasugiro Ozu e Nagisa Oshima, e ainda mais pop, cultuado e laureado nos países ocidentais, Kurosawa estabeleceu um legado imperecível que atravessa um sem-número de filmes, sempre reinventado pela câmera de novas gerações de cineastas.

Na caixa da Europa Filmes, vêm cinco longas: “Cão Danado” (1949), “Os Sete Samurais” (1954), “Sanjuro” (1962), “Céu e Inferno” (1963) e “Depois da Chuva” (1999). Os quatro primeiros dirigidos por Kurosawa e o último por um de seus pupilos mais talentosos, Takashi Koizumi, com roteiro assinado pelo mestre.

Nenhum comentário: