quinta-feira, 27 de maio de 2010

Imperdível para os amantes do Cinema Nacional!!!

Livro:
Olhar crítico – 50 anos de cinema brasileiro


Olhar crítico – 50 anos de cinema brasileiro é uma reunião das criticas de 98 filmes feitas pelo crítico Ely Azeredo ao longo dos anos em que atuou na imprensa diária. A publicação tem prefácio assinado pelo jornalista Alberto Dines.

Desde 1953, Azeredo fez a indispensável mediação entre os produtores e os consumidores de cinema. Sem restrições de gênero ou tendência, ele analisou e pôs em discussão, com igual rigor intelectual, de dramas existenciais a comédias, de filmes alternativos a documentários, de obras de caráter político aos musicais. O resultado disso é que o leitor da coletânea vai pouco a pouco voltando no tempo, para reencontrar os textos que, no calor da hora, se pronunciaram sobre clássicos do cinema nacional em cada uma dessas vertentes: Cidade de Deus, Ônibus 174, Macunaíma, Todas as mulheres do mundo, Pixote, Terra em transe, Vidas secas e Floradas na serra, entre outros.

Muitos dos filmes analisados não existem em DVD. Alguns nem chegaram ao VHS, e outros correm o risco de extinção. Dessa forma, existe um forte traço de resgate da memória. Nas palavras de Alberto Dines: “Ely Azeredo acompanhou com paixão o desabrochar do cinema brasileiro. A ele se atribuiu, com toda justiça, a paternidade da designação Cinema Novo, e esta paixão fica patente ao longo dessa antologia”.

Alguns apêndices completam esta edição: uma sucinta recuperação da trajetória de Azeredo como crítico, mas também como importante difusor do cinema no Brasil; as fichas técnico-artísticas de todos os filmes analisados; as referências bibliográficas utilizadas e um índice completo dos filmes citados.

Nenhum comentário: