terça-feira, 11 de maio de 2010

Imperdível!!!
Saramago: Biografia
Lançamento em 17/05/2010


Esta é a primeira biografia de um dos escritores mais importantes da história da literatura portuguesa.

Escrita por João Marques Lopes, nela acompanhamos a vida de José Saramago, desde o seu nascimento na Aldeia da Azinhaga, Golegã e descobrimos toda a sua obra, desde as Crônicas d´ A Capital e do Jornal do Fundão, até o mais recente livro, Caim.

O escritor, que decide se dedicar aos romances apenas aos 53 anos e, em 1980, lança "Levantando do Chão", de onde surge o que viria a ser conhecido como o estilo saramaguiano: uma narrativa fluída, escrita como se estivéssemos em uma roda de amigos, que desrespeita regras sintáticas e pontuação. Contudo é o seu terceiro romance, "Memorial do Convento", em 1982, que o consagra definitivamente.

Outro episódio importante de sua trajetória é o veto à candidatura de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" ao Prêmio Literário Europeu. Diante da negativa de Saramago, um obscuro subsecretário de Estado da Cultura do Governo Cavaco Silva desencadeia uma onda de contestação a qualquer censura à criação artística e contribuiu para a decisão do escritor de ir viver na ilha espanhola de Lanzarote, nas Canárias.

Em outubro de 1998, Saramago ganha o prêmio Nobel da literatura, tornando-se o primeiro e único escritor de língua portuguesa a obter tal distinção. Onze anos depois, continua a escrever e a gerar polêmica. Exemplo disso é Caim, seu último romance.

Editora: Leya
Autor: JOÃO MARQUES LOPES
Número de páginas: 248
Acabamento: Brochura

Pré-venda no Submarino:

Eu já garanti o meu!!!

2 comentários:

Guga Pitanga disse...

OI Anne!!! Bem vinda novamente ao mundo blogueiro! Esse livro eu não vou perder!! Bjãoo!

Anne Elise Previdi (Galadriel) disse...

Valeu, Gus!!!

Beijos!!!