domingo, 2 de novembro de 2008

Saga Lusa
primeiro livro de Adriana Calcanhotto

A cantora e compositora Adriana Calcanhoto
lança seu primeiro livro,
Saga Lusa - O relato de uma viagem.

Tendo cancelado um show e várias entrevistas por conta de um inesperado surto psicótico induzido por uma combinação de medicamentos para gripe, Adriana começa a escrever compulsivamente. Depois de algumas noites sem dormir, com olheiras que fazem com que pareça uma cantora disfarçada de urso panda, viaja na língua portuguesa, brincando com o cancioneiro brasileiro e com a literatura.

"Voltei do segundo show pálida, trêmula, mas mantendo a pose no meu deslumbrante robe azul. Subi no elevador com uns africanos que se entreolhavam, tentando localizar de que tribo são as senhoras que andam de robe de veludo e havaianas, com uma braçada de flores na mão e olheiras que as fazem parecer um urso panda disfarçado de cantora – vestida e com a maquiagem borrada pela ex-mulher do Gerald Thomas. Eu tremia de frio, mas sorri, claro, pros africanos. Tomei um banho quentíssimo, durante longos minutos porque, pra mim, esta é a melhor hora dos shows e porque precisava me aquecer e não conseguia. Um urso panda certamente não se enganaria, mas eu, até então, não tinha me dado conta de que estava ardendo em febre e que um banho pelando não ajudaria muito, sabe que o QI das cantoras..."

“Acordo de (mais) um pesadelo, em prantos, banhada de suor, sentindo um cheiro insuportável dentro do nariz, não de fora, nas narinas secas, arrepios pelo corpo. Vou pro espelho esperando ver um urso panda em trajes psicodélicos, e minhas pupilas são agora dois pires de tão dilatadas. Caralho, e agora?”

Referências cortam e costuram o livro: Ahab, Alice, Ofélia, Medéia. Com o prazer de escrever obsessivamente, a autora consegue manter-se agarrada a sua saúde até voltar pra casa com a mala cheia de livros, dicionários.

''Eu gostei muito de escrever esse livro. Fora o fato de que eu fiz isso naquele momento porque eu precisava daquilo para sobreviver, me deu muito prazer'', disse Adriana.

Um comentário:

Guga Pitanga disse...

Estou louco pra ler esse livro! Já tá lá, prontinho pra ser deliciado...

Abção
Gus

http://www.lenfantdeboheme.blogspot.com