domingo, 2 de novembro de 2008

Imperdível
Mostra sobre a vida e as descobertas de Darwin chega à Curitiba

Em uma exposição sobre a biografia de Darwin, na Universidade Positivo, em Curitiba, será possível refazer a viagem do barco Beagle e perceber as espécies que foram notadas e estudadas por ele .

Quando tinha apenas 25 anos, Darwin desembarcou nas Ilhas Galápagos – a mil quilômetros da costa equatoriana – onde conseguiu esboçar parte de sua teoria: de que os animais evoluem para se adaptar ao meio ambiente. A ilha abriga espécies raras de tartarugas gigantes, iguanas e pássaros. O naturalista percebeu, por exemplo, que o bico de alguns pássaros tinha um formato que permitia a quebra de sementes daquela região – uma adequação da espécie para a sobrevivência.

Réplicas dos fósseis que Darwin encontrou na Patagônia, região do Chile, expostos na Universidade Positivo, também são apoio para o público tentar entender a teoria do naturalista inglês. Darwin encontrou fósseis de criptodontes – preguiças e tatus gigantes – e percebeu que a ossada estava relacionada aos tatus e preguiças menores que vivem na região. “O que aconteceu? Esta era a grande pergunta que ele se fazia. Então, Darwin percebeu que houve a evolução, a seleção natural das espécies. O argumento da troca de espécies maiores pelas menores era por causa das mudanças ambientais e climáticas, já perceptíveis à época”, afirma o doutor em paleontologia e biólogo da Universidade Positivo, professor Eliseu Vieira Dias. Foi a partir daí que o inglês deixou de ser um pensador criacionista para formular sua própria visão da diversidade, a evolucionista, onde a substituição das espécies ocorre através do tempo e do espaço.

Brasil chocante
A visão de Darwin sobre o Brasil é parada obrigatória na exposição. Apesar de estar rodando o mundo, a mostra dos outros países não fala especificamente deste aspecto – ele foi desenvolvido para o público brasileiro saber quais foram as impressões de Darwin ao passar pelo país.

A passagem de Darwin ao Brasil tem emoções ambivalentes: ele fica desgostoso ao ver a escravidão ainda tão consolidada no país, mas fica maravilhado ao perceber a diversidade de espécies de animais e plantas.

Local: Universidade Positivo - Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, número 5.300, bairro Campo Comprido.
Temporada: até 30 de novembro de 2008.
Horários: segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas; sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas. (a bilheteria fecha uma hora antes da exposição).
Preços: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Gratuito para alunos e professores da rede pública, mediante agendamento, e para menores de 7 anos e maiores de 60 anos.
Contato de agendamento de visitas guiadas para grupos: 0300 789 0002.

Um comentário:

Anônimo disse...

Franz Kafka...pelo texto e imagem colocados aqui no post deve ser bem interessante a exposição...exposições dessa maneira nunca fui + já tiveram algumas aqui em sp.
Até +