sexta-feira, 13 de junho de 2008

Música de qualidade

"No Vai e vem do Metrô", com Raquel Martins
Texto integrante da Revista Interativa Borage (UOL),
edição nº 55 de junho de 2008
Por Laura Campanér: laura.campaner@bol.com.br

Muito balanço, numa pulsação forte que envolve o ouvinte, faz do som da cantora e compositora carioca Raquel Martins, um convite à descontração. Estreando em disco, Raquel se rende aos ares de Sampa em música e vida. "No vai e vem do metrô" é swing carioca com tema tipicamente paulista.

A faixa título "No vai e vem do metrô", com letra e música de Raquel Martins e abrindo o disco, faz um passeio bem humorado pelas estações do metrô paulistano, ao estilo Jorge Ben Jor.
O disco mostra um leque variado de temas em suas 14 faixas, compondo um trabalho não só de apresentação da cantora, mas de espaço para discutir desencontros, amor e natureza.

Este último muito bem desenvolvido em "Andorinha Azul" (Raquel Martins/Bia Clemente), que nos faz recordar alguns compositores como Fátima Guedes e Luli & Lucina, que tão bem descreveram cenas da paisagem bucólica em suas músicas. "Andorinha Azul" parece uma pintura cuidadosamente desenhada com som, fazendo com que o ouvinte não perca nenhum detalhe do colorido descrito na letra.

Aliás, além de instrumentista, cantora e compositora, Raquel Martins também acumula o domínio das artes plásticas. A própria artista assina a ilustração de capa de seu disco.
Raquel Martins deixou os versos bem talhados da poetisa Bia Clemente, sua parceira em diversas faixas, fluírem livremente em sua música. Envolvendo as palavras, num trabalho de artesã, sua musicalidade jorrou com vigor e registrou um ritmo pessoal que ultrapassou sentimentos e rimas.

"No vai e vem do metrô" traz a jovialidade da artista e uma amostra de todos os caminhos que ela pode trilhar, porque ela tem ritmos como samba-soul, côco e funk. É um balanço legítimo que se ressalta como principal característica da compositora.

O cd pode ser adquirido na "Livraria da Vila"
(Rua Fradique Coutinho 915 - Vila Madalena - SP)
Ou, envie um e-mail: biasaxs@yahoo.com.br

Para maiores informações, acesse:

Acesse a "myspace" e ouça algumas músicas do cd, na íntegra:

Um comentário:

Guga Pitanga disse...

Entrei no site dela e também vi alguns videos no YouTube. Achei bem bacana o som! =)
Bjo grande!
Gu
http://www.lenfantdeboheme.blogspot.com/