terça-feira, 3 de junho de 2008

Curitibocas:
Diálogos Urbanos
Os curitibanos poderão conhecer um pouco mais sobre a vida de "personalidades" paranaenses que costumamos esbarrar por aí, como Oil Man ou Borboleta 13.

Mitos populares como estes e outros mais desconhecidos estão no livro "Curitibocas - Diálogos Urbanos", dos estudantes de comunicação social João Varella e Cecilia Arbolave. Todas as conversas são costuradas com a história fictícia de Darcy. Ele é um enigmático protagonista de nome ambíguo que chega pela rodoviária de Curitiba e deveria seguir viagem em seu ônibus, mas desce por acidente. "No primeiro capítulo, Darcy se perde pela cidade e esbarra em Ivo Rodrigues (líder da banda Blindagem)", relata João.

O músico Plá, a artista plástica Efigênia "Rainha do Papel de Bala" Rolim, o maratonista Paulo Cezar dos Santos Rodrigues também estão entre os entrevistados. "Eles expõem a biografia, conversam sobre a cidade e todos os assuntos cotidianos que se possa imaginar, com uma boa dose de profundidade".

Mesmo com o evidente apelo local, os autores afirmam que o livro vai além das fronteiras da cidade. Isso pode ser constatado no blog do projeto, que recebe visitas de todo o país. Desde abril deste ano, os autores postam por lá vídeos, áudios, trechos das entrevistas e várias questões relacionadas com a publicação, como forma de saber se estavam no caminmho certo. "Nunca fizemos isso e somos contra aquela idéia do escritor em um quarto escuro", diz Varela.
Oil Man










Efigênia ("Rainha do Papel"), "Plá" e "Borboleta 13"

3 comentários:

Anônimo disse...

Franz Kafka...o livro está a venda apenas em Curitiba?
Sem ler ele 3 questões me chamam á atenção:

1.Mitos Populares - Nos dias atuais, acredito que os Mitos perderam na sociedade sua função de construção e sobrevivência dentro do imaginário coletivo e dentro do universo insconsciente e onírico.
É claro que em alguns lugares, isso ñ aconteçeu graças á pessoas que mantém vivo á importância e ensinamento dos mesmos Mitos para ás novas gerações.
Recomendo á leitua do livro "O Poder do Mito - Autor: Joseph Campbell editora: Atlâs

2. Descer do ônibus por acidente - Acaso, Acidente ou destino...acredito que observado de uma outra perspectiva tudo isso que nos aconteçe em determinadas situações, podem ser de grande valia para ás nossas vidas e maneiras de se relacionar.

3.Escritor e quarto escuro - Uma imagem pré-estabelecida em nossa sociedade, como tantas outras + vale dizer que cada pessoa, tem suas maneiras de se expressar e relacionar e com ás quais se sente segura para tal realização.
Mesmo pq hj estamos perdendo o contato real uns com os outros, por causa, desses serviços ofereçidos, Ex: Orkut,MSN, Salas de Bate-papo, talvez seja, á hora de rever á maneira como ás relações se dão hj em dia e perceber essas mudanças!

Até + Anne !

Anônimo disse...

Franz Kafka...vc já assistiu o filme Encontros e Desencontros da diretora Sofia Coppola?
Acho que de certa forma tem á ver com o assunto do post que fez Anne.
Até +

Guga Pitanga disse...

Eu fiquei curiosíssimo com o livro, ainda mais sabendo das personagens famosas da cidade... Anne é uma grande descobridora de bons livros, haha!

Bjão, te adoro!

http://www.lenfantdeboheme.blogspot.com/