sábado, 7 de abril de 2012


Intoxicação Animal

"O lado amargo do chocolate."


Aproveitando o advento da Páscoa, "O lado amargo do chocolate" abre uma série de postagens que terá como tema a "Saúde Animal".

Seguindo a filosofia antropocêntrica (e, consequentemente, antropomórfica) enraizada fortemente em nossa cultura, as pessoas gostam de atribuir características "humanas" aos animais. Costume este que pode causar muitos  malefícios, principalmente aos animais domésticos, pois nem tudo o que é bom para o homem é bom para os animais.
(Sem falar que tem "bicho" mais "gente" que muita "gente"...e, que, em muitos casos, chamar uma "pessoa" de "animal" é uma ofensa a este último...mas, deixo isso como assunto para uma outra discussão.)

Nossa casa, palco de abrigo, amizade e carinho para os "companheirinhos", também é uma grande fonte de perigos para os mesmos. Pois, há uma série de alimentos, remédios, plantas e produtos diversos, utilizados em nosso dia-a-dia, que configuram uma grande ameaça à saúde e o bem-estar animal.

Conhecer e isolar estes perigos fazem parte da gama de cuidados pertinentes à uma "Guarda Responsável".

O "Chocolate", quem diria, é um desses vilões.

Cães e gatos podem sofrer intoxicação por ingestão deste alimento devido à ação  da "Teobromina" (estimulante cardíaco), principalmente quando se tratar de "Chocolate Amargo". Chocolate ao leite possui uma pequena quantidade deste componente em sua constituição (podendo causar mal-estar gástrico e leve diarréia), mas no caso de chocolate amargo, basta a ingestão de um "naco" de 50 gramas para um animal de 3 kilos se intoxicar (e, consequentemente, apresentar quadro de diarréia, vômito, hiperatividade, podendo se agravar para convulsões e morte).

Além do risco de intoxicação, alimentos inadequados podem também provocar problemas periodontais em seu pet. Portanto, ofereça ao seu animal de estimação apenas alimentos nutricionalmente balanceados, compatíveis com a raça, porte e idade.


Em caso de intoxicação, leve seu animal imediatamente ao veterinário!!!

Para saber mais, consulte:
Livro: Primeiros Socorros Para Cães e Gatos - Editora Gutenberg
(Com a participação de mais de 80 veterinários americanos e brasileiros.)

Existem chocolates seguros, na versão "pet", vendidos em casas especializadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Franz Kafka...bem com relação á chocolate, não sabia desse lançe de fazer mal aos animais + também nunca ofereçi nada do tipo aos mesmos, mas é com relação á comida que comemos também faz mal ?
Até +

Anne Elise Previdi (Galadriel) disse...

Olá, Fábio.

Cada animal, conforme a idade e porte, possui uma necessidade nutricional específica. Inclusive, algumas raças necessitam de alimentação especial.
Por isso, a ração sempre é a melhor escolha. Dificilmente, na dieta com alimento humano, conseguimos adequar as necessidades nutricionais.
Pelo mesmo motivo, petiscos também devem ser controlados.

Para animais que vivem em "casa", também há o cuidado com as plantas do jardim, que também podem oferecer riscos. Vou falar sobre isso em outra postagem, assim como os remédios humanos que não podem ser dados a animais.

Grande abraço!!!