quinta-feira, 23 de setembro de 2010

“Nosso Lar”
Livro e Filme



Na expectativa do lançamento do filme “Nosso Lar”, fiz questão de ler, previamente, o livro homônimo que lhe deu origem, psicografado por Chico Xavier.

No texto, o médico André Luiz, após “ver-se” desencarnado, relata suas experiências no mundo espiritual, desde as mais duras expiações no Umbral aos mais sublimes aprendizados na colônia espiritual de socorro em que foi acolhido.

Posso dizer que, dentre os exemplares de leitura psicografada que tive contato, este, com certeza, aponta entre os mais ricos em ensinamentos, abordando, amplamente, os mais variados temas pertinentes à doutrina espírita. Texto bonito e, ao mesmo tempo, chocante, em conformidade com o assunto destacado em cada capítulo.

Durante as leituras, entendi, definitivamente, a importância de se “vigiar os pensamentos”, pois atraímos tudo quanto “sintonizamos”, e isso é uma escolha. Criamos nossos “céus” e nossos “infernos”, conforme aquilo que nutrimos em nosso coração. Que cada dor tem sua função para a edificação, dependendo de como a encaramos. E, algo que me trouxe muita felicidade, saber que não sou uma “ET” quanto ao valor que dou a conceitos tidos como “ultrapassados”, principalmente em minhas relações afetivas.

Desta forma, diante da riqueza de conteúdo do texto de André Luiz, a produção cinematográfica, que contou com o maior orçamento da história do cinema brasileiro, 20 milhões de reais, deixa muito a desejar, tanto em roteiro quanto em interpretação.

Mas, em se tratando de um primeiro contato com a doutrina ou de um programa em família, o expectador encontrará no longametragem um valioso entretenimento.

Listo, abaixo, trechos do livro que mais se destacaram durante meus períodos de leitura, vindo de encontro às profundas necessidades de cada um daqueles momentos:

“Convém não esquecer, contudo, que a realização nobre exige três requisitos fundamentais: vontade ativa, trabalho persistente e merecimento justo.”

“Virá tempo, contudo, em que [a criatura humana] compreenderá que, a água, como fluido criador, absorve, em cada lar, as características mentais de seus moradores. A água, no mundo, não somente carreia os resíduos dos corpos, mas a expressão de nossa vida mental. Será nociva nas mãos perversas, útil nas mãos generosas e, quando em movimento, sua corrente não só espalha benção de vida, mas constituirá igualmente um veículo da Providência Divina, absorvendo amarguras, ódios e ansiedades dos homens, lavando-lhes a casa material e purificando-lhes a atmosfera íntima.”

“O Umbral funciona, portanto, como região destinada ao esgotamento de resíduos mentais; uma espécie de zona purgatória, onde se queima a prestações o material deteriorado das ilusões que a criatura humana adquiriu por atacado, menosprezando o sublime ensejo de uma existência terrena.”

“... e é nessa zona [o Umbral] que se estendem os fios invisíveis que ligam as mentes humanas entre si. O plano está repleto de desencarnados e formas-pensamento dos encarnados, porque, em verdade, todo Espírito, seja onde estiver, é um núcleo irradiante de forças que criam, transformam ou destroem, exteriorizadas em vibrações que a ciência terrestre presente não pode compreender. Quem pensa está fazendo alguma coisa alhures. E é pelo pensamento que os homens encontram no Umbral os companheiros que afinam com as tendências de cada um. Toda alma é um imã poderoso. Há uma extensa humanidade invisível que se segue à humanidade visível.”

“Nossa dor, portanto, não nos edifica pelos prantos que vertemos ou pelas feridas que sangram em nós, mas pela porta de luz que nos oferece ao espírito, a fim de sermos mais compreensivos e mais humanos. Lágrimas e úlceras constituem o processo de bendita extensão dos nossos mais puros sentimentos...modifique, assim, sua atitude mental...”

“O sexo é a manifestação sagrada desse amor universal e divino, mas é apenas uma expressão isolada do potencial infinito. Entre casais mais espiritualizados, o carinho e a confiança, a dedicação e o entendimento mútuos permanecem muito acima da união física, reduzida, entre elas, a realização transitória. A permuta magnética é o fator que estabelece ritmo necessário à manifestação de harmonia e ventura, basta a presença e, às vezes, apenas a compreensão.”

“Amor iluminado não é para qualquer criatura humana. Conserva, portanto, o teu otimismo..."

“Toda a experiência sexual da criatura que já recebeu alguma luz do espírito é acontecimento de enorme importância para si mesma.”

“Quando numerosas almas se congregam [no círculo de amor], seus pensamentos se entrelaçam, formando núcleos de força viva, por meio dos quais cada um recebe seu quinhão de alegria ou sofrimento, da vibração geral. É por essa razão que, no planeta, o problema do ambiente é sempre fator ponderável no caminho de cada homem. Cada criatura viverá daquilo que cultiva. Quem se oferece diariamente à tristeza, nela se movimentará; quem enaltece a enfermidade, sofrer-lhe-á o dano."

“Todos nós encontramos no caminho os frutos do bem ou do mal que semeamos. Esta afirmativa não é frase doutrinária, é realidade universal."

Nenhum comentário: