sexta-feira, 25 de abril de 2008

Cinema Nacional
"Jogo de Cena"
12 pessoas, incluíndo euzinha aqui, tiveram o privilégio de assistir à estréia do filme em Curitiba
Jogo de Cena, considerado, em várias listas da crítica, como o melhor filme brasileiro de 2007.


A produção chega apenas hoje a Curitiba, depois do tradicional grande atraso em relação às principais praças do país – e, para completar, apenas no Cine Luz.

Mas quem decidir encarar a combalida sala da Fundação Cultural de Curitiba vai ter a compensação de ver uma das principais obras da carreira de Coutinho – facilmente, pode ser colocada ao lado de seus clássicos Cabra Marcado para Morrer e Edifício Master –, um trabalho que quebras as barreiras entre o documentário e a ficção, unindo-os em um híbrido inovador.

No início do projeto, o documentarista colocou um anúncio no jornal carioca, pedindo que mulheres lhes contassem uma história de vida, qualquer que fosse. Oitenta três responderam ao chamado e 23 foram selecionadas. Os relatos dessas foram gravados e também passados para o papel, sendo enviados para um grupo de atrizes. A missão das artistas era de interpretar as histórias das entrevistadas.

No final, foram para a tela seis ou sete depoimentos – gravados no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro –, que aparecem tanto nas vozes daquelas que vivenciaram o fato como nas das atrizes. Três dessas são facilmente reconhecíveis – Marília Pêra, Fernanda Torres e Andréa Beltrão –, mas, para as outras personagens, cabe ao espectador adivinhar quem é a pessoal real e a intérprete. Como uma espécie de bônus, as atrizes conhecidas inserem histórias próprias no relato daquelas que interpretam.

Dessa forma, não importa muito se as histórias relatadas no décimo documentário do diretor são reais, mas sim a forma como são contadas, o “jogo de cena” armado pelas mulheres com o cineasta/entrevistador, o qual se estende para o próprio público. E, mesmo ficando a dúvida entre o real e a ficção, o espectador certamente irá se emocionar ao ouvir todos os relatos.

Direção: Eduardo Coutinho
Elenco: Marília Pêra, Andréa Beltrão e Fernanda Torres
Gênero: documentário
Tempo de duração: 105 minutos
Cine Luz
Sexta e sábado: 16h, 19h e 21h
Domingo: 17h15min
End.: Rua XV de Novembro, 822, Centro, Curitiba
Telefone: (41) 3321-3261

Um comentário:

Anônimo disse...

Cheguei á ver na TV ñ lembro em que canal + talvez possivelmente na TV Cultura uma reportagem sobre o filme em questão, ñ assisti ele + sua idéia de dialógo com o expectador de cinema e ótima visto que isso no inicio do cinema era evitado, digo daquele olhar do personagem para o telespetador.
Tem tanto tempo que ñ vou ao Cineeee + de filmes brazucas tava querendo ver o novo da Laís Bodanski ñ sei se escrevi o nome corretamente + sussu.
Cinema sempreeeee!
Até +