terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Nova espécie de rã ganha nome que homenageia
dupla caipira de Minas

Uma nova espécie de rã encontrada em Minas Gerais foi batizada por seus descobridores com um nome científico que homenageia a dupla de cantores e compositores caipiras Pena Branca e Xavantinho. A Ischnocnema penaxavantinho, de apenas dois centímetros, foi achada e descrita pela equipe do biólogo Ariovaldo Giaretta, da Universidade Federal de Uberlândia, fã dos dois cantores e compositores.
"Há uns dez anos eles deram um show em Campinas, e fiquei na fila para pedir autógrafo e entrar no camarim", conta o cientista. "Eu disse que estava descrevendo uma perereca [achada na região de Uberaba] e queria homenageá-los."

A homenagem tomou mais tempo do que o esperado porque o animal com que o cientista trabalhava então acabou levando outro nome. Nesse meio tempo, Xavantinho morreu (em 1999), mas Giaretta conseguiu cumprir a promessa de modo mais adequado, achando uma nova espécie de rã na cidade natal dos músicos, Uberlândia.

Pena Branca, 67, disse que não entendeu muito bem a razão da homenagem. "Eu fiquei assim, matutando o que que poderia ser. Não sei qual foi o significado que ele achou de fazer disso", disse. "Não sei se é por causa de a gente ter morado lá na roça."

Giaretta explica: "É de esperar que todo sapo cante. Eles são cantores também e até já falaram de sapo nas suas músicas."

Nenhum comentário: