quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pato Fu revela seu lado criança no novo álbum
'Música de Brinquedo'


Banda mineira lança disco gravado apenas
com instrumentos infantis.

Lançado no início de agosto, “Música de Brinquedo”, como o nome já sugere, traz o grupo mineiro recriando canções clássicas do repertório nacional e internacional apenas com o uso de instrumentos infantis.
 
Um kazoo entrou no lugar de instrumentos de sopro, um brinquedo Genius simulou um saxofone e uma calculadora Casio reproduziu o som de um teclado. Fora um elefante de plástico, cujo ronronar entrou no lugar de uma parte orquestrada de “Live and let die”, de Paul e Linda McCartney. “O som dele é muito parecido com aquelas cordas indianas complexas”, ri o guitarrista John Ulhoa, produtor do CD. Gravado no estúdio que tem em sua casa, “Música de brinquedo” nasceu como extensão do fato de todos os “patos” terem virado pais.

Segundo a vocalista Fernanda Takai, o desafio em “Música de brinquedo” foi encontrar objetos que pudessem substituir os instrumentos musicais marcantes das faixas originais. Após várias pesquisas em sites e compras realizados em viagens no exterior, pode-se chegar aos escolhidos.

Aliás, os únicos instrumentos musicais que foram utilizados na gravação foram aqueles em suas versões infantis ou que sejam ligados a esse universo, como a flauta doce, o xilofone de latão, escaleta e aqueles minipianos barulhentos.

“O desafio era fazer o som com o que se tinha, e quebramos a cabeça. É preciso muita energia e certa dose de nerdice”, brinca Fernanda que, ao lado de John, faz questão de dizer que os sons não passarão por pós-produção no computador. “É na imperfeição que reside a graça”, justifica.

Pato Fu já está em novoa turnê com "Música de brinquedo” . Nesta, além das 12 canções do álbum, a banda apresenta versões infantis para os seus maiores sucessos, como “Made in Japan” e “Sobre o tempo”.


Fonte: Globo Notícias

2 comentários:

Guga Pitanga disse...

O disco ficou mto bonitinho, né? :)

Anne Elise Previdi (Galadriel) disse...

Hahahaha...ficou mesmo!!!