sexta-feira, 2 de julho de 2010


Cinema Nacional
Estreia

Morgue Story - Sangue, Baiacu e Quadrinhos



O filme usa técnicas dos quadrinhos, como as telas divididas, e desenhos do quadrinista DW para simular as histórias contadas pelos personagens.

“Morrer é uma coisa que bagunça sua vida.” A frase que extravasa humor negro, pronunciada pela personagem de Mariana Zanette em Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos (2009), estreia hoje no Cineplex Batel, in­­dica o que o público pode esperar do longa-metragem do curitibano Paulo Biscaia Filho.

Diretor da companhia Vigor Mortis, Biscaia levou ao teatro um público novo ao criar peças repletas de humor negro, perversão e cultura pop. Uma das primeiras foi justamente a premiada Morgue Story, base do filme. Foi apresentada pela primeira vez em 2004 e nasceu como uma homenagem aos filmes de terror B a que o diretor assistia nos extintos Cine Vitória e Cine Plaza.

Com um teatro fortemente ligado às linguagens do teatro e dos quadrinhos, e cinéfilo dos mais enlouquecidos, porque só agora Biscaia decidiu fazer um filme? “Foi quando surgiu a ocasião. E acho que foi o tempo certo. Depois de fazer teatro, me senti mais seguro. Mes­­mo assim, a gente sempre tem me­­do”, confessa o diretor.

Manter o ótimo elenco original da peça é um dos trunfos do filme. Mariana Zanette é Ana Argento, a narradora da trama, uma bem-sucedida roteirista de histórias em quadrinhos com dificuldades em manter relacionamentos amorosos. Após tomar um Manhattan envenenado com toxina do peixe baiacu, ela vai parar no necrotério, onde conhece Tom, vivido por An­­der­­son Faganello, um vendedor de seguros cataléptico.

O longa, que renova o gênero de terror trash no Brasil com uma linguagem moderna, já faturou prêmios em vários festivais de cinema, entre eles, melhor filme de horror no Swansea Bay Film Festival e no Heart of England Film Fes­­tival, ambos no Reino Unido, e melhor atriz no Buenos Aires Rojo Sangre, na Argen­­tina, para Mariana Zanette.

Gênero: Comédia, Terror, Cinema Nacional
Diretor: Paulo Biscaia Filho
Duração: 78 minutos
Filmado em: Curitiba, PR

Fonte: Gazeta do Povo On Line - Edição de 01/07/10

Nenhum comentário: