quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Oscar 2010

Salve Geral é o escolhido brasileiro para indicação à estatueta


Salve Geral, que chega aos cinemas em 2 de outubro, foi o escolhido para ser o representante brasileiro a tentar uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

O longa de Sérgio Rezende (Zuzu Angel), que relembra o dia em que o PCC (Primeiro Comando da Capital) parou a cidade de São Paulo, foi escolhido por uma comissão formada pelo crítico Carlos Alberto Mattos, pelo produtor Beto Rodrigues, pela pesquisadora Ivana Bentes, pelo diretor Carlos Gerbase e pelo exibidor Luiz Gonzaga de Lucca.

Salve Geral venceu outros nove candidatos, entre eles o inédito Besouro, o drama Jean Charles, o alegórico A Festa da Menina Morta e o acelerado Se Nada Mais Der Certo. O indicado conta com Andréa Beltrão (Verônica) como protagonista Lúcia, uma professora de piano que tenta tirar o filho adolescente Rafael (Lee Thalor) da cadeia.

O diretor Sérgio Rezende tem se especializado em dirigir filmes baseados em fatos ou personagens reais. Na sua filmografia estão Zuzu Angel, a pioneira estilista brasileira assassinada pela ditadura, Guerra de Canudos (sobre os episódios imortalizados por Euclides da Cunha) e Mauá - O Imperador do Brasil. Para a edição 2009, o indicado brasileiro foi Última Parada 174, que não passou para a última fase com os cinco indicados à estatueta, que foi surpreendentemente vencida pelo japonês A Partida.

Os indicados à 82ª edição do Oscar serão anunciados em 2 de fevereiro de 2010; a entrega dos prêmios da Academia ocorrem no dia 7 de março de 2010, no Kodak Theatre, em Los Angeles, com transmissão ao vivo para 200 países.

Nenhum comentário: