domingo, 29 de abril de 2012


Dica de livro:

Non-Stop (Crônicas do Cotidiano)
Martha Medeiros


Como em todos os feriadões, fiz mil e um planos mirabolantes para curtir bem estes dias: ir ao cimena; ao parque; ao museu; ler todas as dezenas de livros espalhados pela casa; dormir com os "bichinhos" até mais tarde; etc, etc, etc. 

Mas, como felizmente a vida, muitas vezes (quase todas) foge de nosso planejamento, em um simples "ir ao mercado" (comprar mil coisas de que eu não precisava, diga-se de passagem) fui surpreendida pelo inesperado. Parei na sessão de livros (uma tentação 1000% irresistível pra  mim) e acabei sendo apresentada à obra de Martha Medeiros. Resultado: tudo deixado de lado; tarde e noite de domingo lendo as "Crônicas do Cotidiano".

A escritora esbanja bom humor, bom senso e uma maneira peculiar e inteligente de apresentar reflexões sobre as verdades que insistimos em não "pensá-las". Textos curtos e repletos de conteúdo.

Volto ao trabalho apenas na quinta-feira e, independente de eu conseguir executar as atividades planejadas, esta  leitura já fez meu feriado valer a pena.

Deixo, abaixo, uma das crônicas contidas no livro. Um aperitivo!!!


Para sempre, até quando?

"O filme 'Pão e tulipas' conta a história de uma dona de casa que viajava em excursão com a família, mas é esquecida pelo ônibus num restaurante de beira de estrada. Então ela aproveita a oportunidade para 'tirar férias' da vida que levava: pega uma carona, vai para Veneza e começa a excursionar sozinha por uma vida nova.
Ao sair do cinema, me lembrei da passagem do livro 'Ela é carioca', de Ruy Castro. Lá pelas tantas ele conta que determinada mulher havia viajado muito e frequentado todas as festas, até que casou, teve três filhos e por pouco não se aquietou. 'Se ela se distraísse, acabaria sendo feliz para sempre.'

Ser feliz para sempre é o final que todos nós sonhamos para nossa história pessoal. A personagem de 'Pão e tulipas' estava sendo feliz para sempre, até que descobriu que a felicidade muda de significado várias vezes durante o percurso de uma vida. Ninguém sabe direito o que é felicidade, mas, definitivamente, não é acomodação. Acomodar-se é o mesmo que fazer uma longa viagem no piloto automático. Muito seguro, mas que aborrecimento. É preciso um pouquinho de turbulência para a gente acordar e sentir alguma coisa, nem que seja medo.

Tem muita gente que se distrai e é feliz para sempre, sem conhecer as delícias de ser feliz por uns meses, depois infeliz por uns dias, felicíssimo por uns instantes em outros instantes achar que ficou maluco, então ser feliz de novo em fevereiro e março, e em abril questionar tudo o que se fez, aí em agosto ser feliz porque uma ousadia deu certo, e infeliz porque durou pouco, e assim sentir-se realmente vivo porque cada dia passa a ser um único dia, e não mais um dia.

Eu não gosto de montanha-russa, o brinquedo, mas gosto de montanha-russa, a vida. Isso porque creio possuir um certo grau de responsabilidade que me permite saber até que altura posso ir e que tipo de tombo posso levar sem me machucar demasiadamente: alto demais não vou, mas ficar no chão o tempo inteiro não fico.

Viver não é seguro. Viver não é fácil. E não pode ser monótono. Mesmo fazendo escolhas aparentemente definitivas, ainda assim podemos excursionar por dentro de nós mesmos e descobrir lugares desabitados onde nunca colocamos os pés, nem mesmo em imaginação. E estando lá, rever escolhas e recalcular a duração de 'para sempre'. Muitas vezes o 'para sempre' não dura tanto quanto duram nossa teimosia e receio de mudar."

Julho de 2001

domingo, 22 de abril de 2012


"O Beijo de Cada Signo"


Virgem

"O virginiano é perfeccionista até no beijo. Que grande qualidade!!!
Ele toma o maior cuidado para que a pessoa amada se sinta plenamente envolvida  pela carícia de seus lábios suaves e de sua língua ávida de sensações. É um beijo intenso, molhado, delicioso!!!"

Para saber como é o beijo de seu signo, acesse:


"Se você vier
Pro que der e vier
Comigo
Eu te prometo o sol
Se hoje o sol sair
Ou a chuva
Se a chuva cair..."

Trecho de "Dia Branco"
Simone
Composição: Geraldo Azevedo

Trechos de "Bom Pra Você"
Zélia Duncan

Faça o que é bom
Sinta o que é bom
Pense o que é bom
Bom pra você...

Coma o que é bom
Veja o que é bom
Volte ao que é bom
Bom pra você...

Tente o que é bom
Permita o que é bom
Descubra o que é bom
Bom pra você..

Guarda pro final
Aquele sabor genial
Se é genial pra você...

sexta-feira, 20 de abril de 2012


Intoxicação Animal

Remédios "Venenosos"


Se "de médico e louco todo mundo tem um pouco", a ingestão de remédios por conta própria, ainda mais sem o conhecimento dos efeitos e indicações dos mesmos, só vem corroborar o "segundo" adjetivo citado no ditado, o de "louco".

Apesar de todos os esforços do Ministério da Saúde em dificultar a venda de remédios que não tenham prescrição médica, a automedicação é praticada por um número cada vez maior de brasileiros. Sempre existe um amigo, um vizinho ou uma conhecida de um conhecido que tem uma receita infalível para todos os males. 

E, quando o assunto é saúde animal, ministrar medicamentos ao seu pet sem a orientação de um médico veterinário, além de loucura, configura uma grande irresponsabilidade. Pois, há uma série de componentes contidos em formulações destinadas a humanos que, quando consumidos por animais, podem causar reações adversas ou, até mesmo, a morte.

A ingestão de pequenas doses de Paracetamol (50 a 60 mg de principio ativo, sendo que um comprimido pode conter até 500 mg) pode ser fatal para um gato de  4 a 5 kilos.  Além de necrose hepática, esta ingestão pode provocar hemólise (rompimento da membrana das hemáceas), dificultando as trocas gasosas nas células (condição que pode levar à morte). Como sintomas desta intoxicação, o animal apresentará mucosas cianóticas (arroxeadas) e edema de face e dos coxins.
Um "simples" analgésico, como muitos pensariam.

* Remédios que gatos não podem ingerir:
Tylenol, Parador, Acetofen - (Paracetamol / Acetaminofeno);
Andolba  - (Benzocaína );
Aspirina, AAS, Doril, Melhoral - (Ácido acetilsalicílico);
Cataflan e Voltaren - (Diclofenaco);
Ivomec, Mectimax - (Ivermectina);
Azul de metileno;
Além de produtos destinados a cães, como: vermífugos, antipulgas e de higiene.

* Remédios que cães não podem ingerir:
Cataflan e Voltaren - (Diclofenaco).

* Remédios que cães  podem ingerir apenas com orientação veterinária:
Tylenol, Parador, Acetofen - (Paracetamol  / Acetaminofeno);
Aspirina, AAS, Doril, Melhoral - (Ácido acetilsalicílico).

Para saber mais, consulte:
- Um médico veterinário (principalmente);
- Revista "O Pulo do Gato" - Edição 68 - Março/Abril 2012;
- Livro: Primeiros Socorros Para Cães e Gatos - Editora Gutenberg.
(Com a participação de mais de 80 veterinários americanos e brasileiros.)

terça-feira, 17 de abril de 2012


Imperdível!!!

"Afrodisíacos na Aromaterapia"
Palestra on-line gratuita.

Realização: Instituto Brasileiro de Aromatologia (IBRA).


Palestrante: Telma Insuela.
Data: 19 de abril (próxima quinta-feira).
Horário: Início às 19hs - Término às 20hs.

Cadastre-se no site:
O "login" e "senha" para participação serão enviados para os e-mails cadastrados.


Eu já fiz minha inscrição.
Participe você também!!!

domingo, 15 de abril de 2012




"...Se você quer amar
Não basta um só amor

Não sei como explicar
Um só sempre é demais
Pra seres como nós
Sujeitos a jogar
As fichas todas de uma vez
Sem temer, naufragar..."

Trecho de "Três"
Adriana Calcanhotto
Composição: Antonio Cicero / Marina Lima

sábado, 14 de abril de 2012


Para "Elaine T. de Mello"


Abraços do "Pu", da "Ti"e da "Nina".

Tem um cachorro na tirinha.

"Pelica, Felpudo e os Cães."






Acesse:

quinta-feira, 12 de abril de 2012


"A Ação do Pensamento"


"[o ser humano] Não descobriu até hoje que o infinito está muito perto. Que o infinito é ele mesmo: o ser imortal e eterno, cujas potencialidades  maravilhosas jazem adormecidas e inexploradas, formando um microuniverso quase totalmente desconhecido.
Há um Universo em cada um de nós, aguardando ser descoberto e guardando riquezas cósmicas que um dia nos tornarão 'deuses'.

Dos tormentosos processos obsessivos, o homem só se libertará quando entender o quanto é responsável pelo próprio tormento e pelos que inflingiu aos que hoje lhe batem às portas do coração, roubando a paz que julgava merecer.

Na qualidade dos pensamentos que emitimos, que cultivamos e que recebemos dos outros, aceitando-os ou não, está o 'mistério'  da saúde ou da doença, da paz ou do desequilíbrio.
É sabido que o pensamento é mensurável... Que é uma força eletromagnética. Mas estando cientes disto tudo, ainda assim não damos a devida importância à ação do pensamento."


Texto integrante do livro:
"Obsessão e Desobsessão - Profilaxia e Terapêutica Espíritas" - Suely Caldas Schubert
Trechos do capítulo 5: "A Ação do Pensamento"




"Certamente a bondade e a misericórdia
me seguirão por todos os dias da minha vida;
e habitarei a casa do senhor por longos dias."

Salmo 23:6

Em agradecimento à visita do Sr. Neutes
no trabalho da Casa Espírita "Templo da Corrente Oriental", em 11/04/2012.
(fundador e mentor espiritual da casa)
"Que Deus lhe dê muita luz e energia!!!"

domingo, 8 de abril de 2012



"Calar é tático
Desfazer é árduo
Esperar é sábio
Refazer é ótimo..."

Trecho de "Todos os Verbos"
Zélia Duncan

sábado, 7 de abril de 2012


Intoxicação Animal

"O lado amargo do chocolate."


Aproveitando o advento da Páscoa, "O lado amargo do chocolate" abre uma série de postagens que terá como tema a "Saúde Animal".

Seguindo a filosofia antropocêntrica (e, consequentemente, antropomórfica) enraizada fortemente em nossa cultura, as pessoas gostam de atribuir características "humanas" aos animais. Costume este que pode causar muitos  malefícios, principalmente aos animais domésticos, pois nem tudo o que é bom para o homem é bom para os animais.
(Sem falar que tem "bicho" mais "gente" que muita "gente"...e, que, em muitos casos, chamar uma "pessoa" de "animal" é uma ofensa a este último...mas, deixo isso como assunto para uma outra discussão.)

Nossa casa, palco de abrigo, amizade e carinho para os "companheirinhos", também é uma grande fonte de perigos para os mesmos. Pois, há uma série de alimentos, remédios, plantas e produtos diversos, utilizados em nosso dia-a-dia, que configuram uma grande ameaça à saúde e o bem-estar animal.

Conhecer e isolar estes perigos fazem parte da gama de cuidados pertinentes à uma "Guarda Responsável".

O "Chocolate", quem diria, é um desses vilões.

Cães e gatos podem sofrer intoxicação por ingestão deste alimento devido à ação  da "Teobromina" (estimulante cardíaco), principalmente quando se tratar de "Chocolate Amargo". Chocolate ao leite possui uma pequena quantidade deste componente em sua constituição (podendo causar mal-estar gástrico e leve diarréia), mas no caso de chocolate amargo, basta a ingestão de um "naco" de 50 gramas para um animal de 3 kilos se intoxicar (e, consequentemente, apresentar quadro de diarréia, vômito, hiperatividade, podendo se agravar para convulsões e morte).

Além do risco de intoxicação, alimentos inadequados podem também provocar problemas periodontais em seu pet. Portanto, ofereça ao seu animal de estimação apenas alimentos nutricionalmente balanceados, compatíveis com a raça, porte e idade.


Em caso de intoxicação, leve seu animal imediatamente ao veterinário!!!

Para saber mais, consulte:
Livro: Primeiros Socorros Para Cães e Gatos - Editora Gutenberg
(Com a participação de mais de 80 veterinários americanos e brasileiros.)

Existem chocolates seguros, na versão "pet", vendidos em casas especializadas.