sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cinema Nacional
Estréia Imperdível!!!

"A Suprema Felicidade"

A superprodução A Suprema Felicidade,
primeiro filme de Arnaldo Jabor em quase 20 anos,
é uma obra muito pessoal sobre a memória.

Há um paradoxo em A Suprema Felicidade, responsável por grande parte de seu encanto. Na superfície, o filme, que estreia hoje em 170 salas do país, tem toda a pinta de superprodução de época, com uma reconstituição primorosa do Rio de Janeiro entre as décadas de 40 e 50. Mas, lá no fundo, o primeiro longa-metragem do cineasta carioca Arnaldo Jabor em quase duas décadas não pretende ser épico ou grandioso: é, em sua essência, uma obra intimista e profundamente pessoal, um mergulho nas memórias de infância, adolescência e primeira juventude do cineasta. Assim como Federico Fellini fez em Amarcord.

Narrado sem linearidade, mas dentro de uma coerência digna de um grande romance de formação, A Suprema Felicidade é um filme mágico, envolvente, ainda que imperfeito nos exageros inevitáveis da autoria levada às últimas consequências. Exige do espectador o esforço de mergulhar na subjetividade de Jabor, que fala de amor, Deus, família, sexualidade e finitude dentro de uma proposta estética que permite devaneios, interlúdios musicais fantasiosos, dubiedades, neblina, sombras e sonhos.

Gênero: Drama, Cinema nacional

Diretor: Arnaldo Jabor

Roteirista (s): Arnaldo Jabor e Ananda Rubinstein

Produzido por: Arnaldo Jabor, Francisco Ramalho Jr. e Marcelo Torres

Elenco: Maria Flor, Ary Fontoura, Mariana Lima, Caio Manhente, Elke Maravilha, Marco Nanini, Dan Stulbach, Maria Luísa Mendonça e Jayme Matarazzo, entre outros

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos

Duração: 125 minutos
Confira os horários dos cinemas:


Fonte: Gazeta do Povo On Line - Edição de 29/10/10

domingo, 24 de outubro de 2010

“Sexo e Sexualidade
à luz da Espiritualidade”


(Introdução)

No episódio da leitura do livro “Nosso Lar” (psicografado por Chico Xavier) fui apresentada à coleção “Vida no Mundo Espiritual”, do qual o livro citado faz parte. Composta por 13 títulos, esta coletânea de textos de André Luiz, consiste em inúmeros ensinamentos essenciais à compreensão da existência, quando se leva em consideração o “Mundo Maior”.

Dentre os assuntos contemplados nestas leituras, quero destacar, aqui, as questões referentes à “sexualidade e ao sexo”. Tangidos pelos “padrões de comportamento considerados aceitáveis ou normais”, temas estes que ainda, de certa maneira, são considerados tabus e origem de inúmeras controvérsias do ponto de vista social, religioso e moral.

À luz da espiritualidade que, ao contrário do que muitos pensam, tem como base a Ciência, fica evidente a pluralidade sexual humana. Cada indivíduo possui em sua personalidade características “masculinas” e “femininas”, que de acordo com sua essência espiritual, define seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Não sendo condicionado necessariamente aos preceitos físicos, o sexo é, portanto, mental.

Assim, considerando a vida na Terra como sendo apenas uma etapa da longa jornada da existência do Espírito e a incapacidade da Humanidade em compreender a grandeza do Universo devido ao reduzido grau de evolução em que se encontra, percebe-se nestas leituras a total ausência de "razão de ser" dos preconceitos de qualquer origem.

Além de um mecanismo de reprodução, o sexo constitui uma dádiva preciosa que proporciona a troca de energias e a elevação mútua entre parceiros. Desta forma, vivendo num mundo em que o “normal” é levar vantagem em tudo, somos lembrados nestes textos das responsabilidades que qualquer ligação sexual acarreta. Nossa conduta nas relações afetivas é o molde dos destinos, sendo a “ação e reação” uma lei universal.

“O amor iluminado não é para toda a criatura humana”, mas que este seja nosso objetivo no decorrer da evolução.

Destaco, abaixo, trechos de livros espíritas referentes ao assunto.
 E, devido à extensão dos mesmos, separei-os em três postagens
(a base científica, atributo humano e a responsabilidade).

Uma leitura que vale a pena.
“Sexo e Sexualidade
à luz da Espiritualidade”


(Parte I)
Ciência e Evolução Humana

...entre todos os vertebrados e muito particularmente no homem, herdeiro das mais complicadas experiências psíquicas, nos domínios da reencarnação, apenas as caracteres morfológicos dos implementos sexuais estão submetidos aos princípios da genética. Isso porque não é só a figuração das glândulas sexuais que se mostra bipotencial até certo ponto, pois todo o cosmo orgânico é suscetível de reagir aos hormônios do mesmo sexo ou de sexo contrário, segundo as disposições psíquicas da personalidade.

Os hormônios estrogênicos, oriundos do ovário, mantêm os caracteres femininos secundários, e os androgênios, segregados pelo testículo, sustentam caracteres masculinos da mesma ordem. Produzem ações estimulantes e inibitórias, todavia, como atendem necessariamente a impulsos e determinações da mente, por intermédio do corpo espiritual, incentivam o desenvolvimento ou a maneira de proceder da espécie, mas não os origina.

...além da trama de recursos somáticos, a alma guarda sua individualidade sexual intrínseca, a definir-se na feminilidade ou na masculinidade, conforme os característicos acentuadamente passivos ou claramente ativos que lhe sejam próprios. A sede real do sexo não se acha, dessa forma, no veículo físico, mas sim na entidade espiritual, em sua estrutura complexa.

Por ele [o veículo físico], as criaturas transitam de caminho a caminho, nos caminhos da experimentação multifária, adquirindo qualidades de que necessitam; com ele, vestem-se da forma física...atendendo a sentenças regeneradoras na lei de causa e efeito ou cumprindo instruções especiais com fins de trabalho justo.

O sexo é, portanto, mental em seus impulsos e manifestações, transcendendo quaisquer impositivos da forma em que se exprime, não obstante reconhecermos que a maioria das consciências encarnadas permanecem seguramente ajustadas à sinergia mente-corpo, em marcha para a mais vasta complexidade de conhecimento e emoção.

...o instinto sexual não é apenas agente de reprodução entre as formas superiores, mas acima de tudo, é o reconstituinte das forças espirituais, pelo qual as criaturas encarnadas ou desencarnadas se alimentam mutuamente, na permuta de raios psíquico-magnéticos que lhe são necessários ao progresso.

Trechos do livro: “Evolução em Dois Mundos”
“Sexo e Sexualidade
à luz da Espiritualidade”


(Parte II)
(Atributo da Individualidade Humana)

...na Espiritualidade Superior o sexo não é considerado unicamente por baliza morfológica do corpo de carne, distinguindo macho e fêmea, definição unilateral que, na Terra, ainda se faz seguir de atitudes e exigências tirânicas, herdadas do comportamento animal. Entre os Espíritos desencarnados, a partir daqueles de evolução mediana, o sexo é caracterizada por atributo divino na individualidade humana, qual ocorre como a inteligência, com o sentimento, com o raciocínio e com as faculdades outras, até agora menos aplicadas nas técnicas da experiência humana.

...a Terra, pouco a pouco, renovará princípios e conceitos, diretriz e legislação, em matéria de sexo, sob a inspiração da ciência, que situará o problema das relações no lugar que lhe é próprio...na Crosta Planetária os temas sexuais são levados em conta, na base dos sinais físicos que diferenciam o homem da mulher e vice-versa; no entanto, isso não define a realidade integral, porquanto, regendo esses marcos, permanece um Espírito imortal, com idade às vezes milenária, encerrando consigo a soma de experiências complexas, o que obriga a própria Ciência terrena a proclamar, presentemente, que masculinidade e feminilidade totais são inexistentes na personalidade humana, do ponto de vista psicológico. Homens e mulheres, em espírito, apresentam certa percentagem mais ou menos elevada de características viris e feminis em cada individuo, o que não assegura possibilidades de comportamento intimo normal para todos, segundo a conceituação de normalidade que a maioria dos homens estabeleceu para o meio social.

...inúmeros Espíritos reencarnam em condições inversivas, seja pelo domínio de lides expiatórias ou em obediência a tarefas especificas, que exigem duras disciplinas por parte daqueles que as solicitam ou que as aceitam...homens e mulheres podem nascer homossexuais ou intersexos, como são suscetíveis de retomar o veículo físico na condição de mutilados ou inibidos em certos campos de manifestação, a alma reencarna, nessa ou naquela circunstância para melhorar e aperfeiçoar-se e nunca sob a destinação do mal, o que nos constrange a reconhecer que os delitos, sejam quais sejam, em quaisquer posições, correm por nossa conta.

...[sobre preceitos e preconceitos vigentes na Terra] homens e mulheres não podem alterar, de chofre, as leis morais em que se regem, sob a pena de precipitar a Humanidade na dissolução, entendendo-se que os Espíritos ainda ignorantes ou animalizados, por enquanto em maioria no seio de todas as nações terrestres, são invariavelmente decididos a usurpar liberalidades prematuras para converter os valores sublimes do amor em criminalidade e devassidão...no entanto, no mundo porvindouro os irmãos reencarnados, tanto em condições normais quanto em condições julgadas anormais, serão tratados em pé de igualdade, no mesmo nível de dignidade humana, reparando-se as injustiças assacadas, há séculos, contra aqueles que renascem sofrendo particularidades “anômalas”, porquanto a perseguição e a crueldade com que são batidos pela sociedade humana lhes impedem ou dificultam a execução dos encargos que trazem à existência física...

Trechos do livro: “Sexo e Destino”

“Sexo e Sexualidade
à luz da Espiritualidade"



(Parte III)
Conduta, Responsabildade e Iluminação

Quanto mais se eleva a criatura, mais se capacita de que o uso de sexo demanda discernimento pelas responsabilidades que acarreta. Qualquer ligação sexual, instalada no campo emotivo, engendra sistemas de compensação vibratória, e o parceiro que lesa o outro, até o ponto que suscitou os desastres morais conseqüentes, passa a responder por divida justa...cria certo ônus cármico no próprio caminho, pois ninguém causa prejuízo a outro sem embaraçar a si mesmo.
Trecho do livro: “Sexo e Destino”

Amor iluminado não é para qualquer criatura humana...toda a experiência sexual da criatura que já recebeu alguma luz do espírito é acontecimento de enorme importância para si mesma.

O sexo é a manifestação sagrada desse amor universal e divino, mas é apenas uma expressão isolada do potencial infinito. Entre casais mais espiritualizados, o carinho e a confiança, a dedicação e o entendimento mútuos permanecem muito acima da união física, reduzida, entre elas, a realização transitória. A permuta magnética é o fator que estabelece ritmo necessário à manifestação de harmonia e ventura, basta a presença e, às vezes, apenas a compreensão.
Trechos do livro: “Nosso Lar”

Quanto à perda dos característicos sexuais, estamos informados de que ocorrerá, espontaneamente, quando as almas humanas tiverem assimilado todas as experiências necessárias à própria sublimação, rumando, após milênios de burilamento, para a situação angélica, em que o indivíduo deterá todas as qualidades nobres inerentes à masculinidade e à feminilidade, refletindo em sí, nos graus avançados da perfeição, a glória divina do Criador.
Trecho do livro: "Mecanismos da Mediunidade"


Outros livros da série: “A Vida no Mundo Espiritual"
(pelo Espírito de André Luiz)

- Os Mensageiros
- Missionários da Luz
- Obreiros da Vida Eterna
- No Mundo Maior
- Libertação
- Entre a Terra e o Céu
- Nos Domínios da Mediunidade
- Ação e Reação
- Mecanismos da Mediunidade
- E a Vida Continua...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Workshops sobre Moda
na Galeria Lúdica

Começa Hoje!!!


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bate-papo com a atriz Guta Stresser
Livrarias Curitiba - ParkShopping Barigui

15/10/2010
19h30


Lançamento do livro “Meu Pequeno Coxa-Branca”, bate-papo e sessão de autógrafos com a autora e atriz Guta Stresser. O enredo fala que André vai bater uma bola com os amigos cariocas, nas areias do Rio de Janeiro, mas ele aparece na praia com uma camisa que ninguém entende – a do Coxa-Branca. A partir daí, ele explica de onde surgiu a paixão pelo Verdão e fala até o dia em que os seus familiares resolvem viajar ao Rio de Janeiro em caravana para assistir à grande final do campeonato brasileiro de 1985, no Maracanã.
 
Guta começou no teatro em Curitiba, aos 13 anos de idade, desde então tem vários trabalhos reconhecidos por público e crítica como: 'O Vampiro e a Polaquinha' de Dalton Trevisan com direção de Ademar Guerra, espetáculo este que foi o maior sucesso da história do teatro paranaense; 'O Casamento' de Nelson Rodrigues com direção de Antonio Abujamra e João Fonseca; 'Mais Perto' de Patrick Marber com direção de Hector Babenco e 'Rita Formiga' de Maria Gladys e Domingos de Oliveira que além de autor também dirige o espetáculo. Se notabilizou pela personagem Bebel Carrara no programa A Grande Família da Rede Globo.
 

domingo, 3 de outubro de 2010

Bienal do Livro - Paraná
1 a 10 de outubro de 2010


Um programa cultural e divertido, a Bienal do Livro Paraná apresenta atrações para todos os públicos. Um evento repleto de novidades, que promove o encontro dos visitantes com autores, escritores, poetas, jornalistas e pensadores.

Durante os dez dias de Bienal, os visitantes poderão participar de sessões literárias, debates e bate-papos informais com seus autores preferidos para discutir os mais variados assuntos. E as crianças também têm seu espaço: teatro infantil e contadores de história apresentaram a elas o fantástico mundo do livro, mostrando o quanto a leitura é divertida e prazerosa.

Data:1 a 10 de outubro de 2010

Horário:
Dias de semana: das 9h às 22h
Finais de semana: das 10h às 22h

Local do Evento:
Estação Convention Center
Avenida Sete de Setembro, 2.775 - Curitiba - Paraná

Ingressos:
Entrada inteira - R$ 8,00
Meia-entrada - R$ 4,00

 Todo professor, bibliotecário e profissional do livro têm acesso gratuito à Bienal.

Acesse a programação:
http://www.bienaldolivrodoparana.com.br/conteudo_programacao.aspx?pP=10&pO=4&pM=4