terça-feira, 29 de junho de 2010


"Este poema é um beijo em seu coração..."

Simples assim...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

"A molécula de DNA
define quem somos...

Mas, o que somos,
isso muda todos os dias..."


Gil Grisson - CSI: Las Vegas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cinema Nacional

Chega às telas do Paraná, em 25/06/10,
o esperado "Quincas Berro D'água"


Delirante, Fantástico e Realista.

É assim o filme "Quincas Berro D'Água, a primeira adaptação cinematográfica do livro de Jorge Amado, que mostra o submundo da condição humana e dos tempos boêmios da Bahia.

"A Morte a morte de Quincas Berro D'Água" é uma das melhores obras de Jorge Amado. O romance já foi traduzido para 21 idiomas e, só no Brasil, já vendeu mais de 3 milhões de exemplares, sendo o segundo livro mais vendido do escritor no país.

Quincas Berro D'Água, pseudônimo do ex-funcionário público Joaquim Soares da Cunha, é o líder de uma turma de malandros de Salvador que tem o azar de falecer na madrugada do dia em que completaria 72 anos. Ele é encontrado morto em sua cama. Inconformados de sua morte, seus amigos "roubam" o corpo e o levam para uma última noite de festa e muita bebida. Em meio a mil confusões, Quincas "vive" a sua segunda e definitiva morte.

"Quincas Berro D'Água é para mim a obra prima de Jorge, fala de temas fundamentais como o preconceito e conflito de classes, mas essas questões são pano de fundo para uma história deliciosa, original e cheia de humor", diz o diretor Sérgio Machado.
Elenco: Paulo José, Marieta Severo, Mariana Ximenes, Vladimir Brichta, Flávio Bauraqui, Irandhir Santos, Luis Miranda e Frank Menezes, entre outros.

Duração: 105 min

Acesse o site oficial do filme:

Veja a programação dos cinemas:

Fontes:

Gazeta do Povo On Line de 24/06/10
Revista de Cinema - maio/junho 2010

terça-feira, 22 de junho de 2010

Abrace mais!!!

"Receba três abraços por dia para sobreviver,
cinco de manutenção
e oito (ou mais) de superação..."

E, quando não houver ninguém por perto para te abraçar, abrace-se.
O toque possui um grande poder curativo...

Abrace quem você ama...
Hoje!!!

Cinema Nacional em 3D

O Brasil também se prepara para lançar
seus primeiros filmes em 3D

Pelo menos quatro longas estão sendo realizados: "Nautilus", "Brasil Animado", "Quem tem Medo de Fantasma?" e "Bugigangue do Espaço".

"Nautilus", em fase de pré-produção pela Labocine, será dirigido por Alê Abreu e Clewerson Saremba, e tem previsão de estréia já para 2011.

"Brasil Animado", dirigido por Mariana Catalbianco e Marcelo Siqueira, mistura cenas de animação com cenários reais e traz a estória dos amigos "Stress" e "Relax", que viajam pelos lugares mais bonitos e interessantes do país.

Dirigido por Cris D'Amaro, "Quem tem Medo de Fantasma?" tem como protagonistas Eduardo Moscovis e Letícia Sabatella, e conta a estória de uma famílila de fantasmas que se encontra na mesma casa há dácadas, mas com cada membro em um cômodo diferente, impossibilitados de se encontrarem.
"Mais do que usar o 3D para efeitos esperados de saltar as telas, dar sustos, queremos o tom mágico necessário ao filme. Estamos em fase de desenvolvimento, finalizando a nova versão do roteiro e a respectiva tradução em inglês...", diz Julio Uchoa, produtor do filme.

"Bugigangue do Espaço", sobre uma turma de amigos formada por sete crianças e sete extraterrestres, ainda não está sendo produzido. Seu diretor, Alê Machado, achou pertinente realizar um curta-metragem, "Bugigangue - Controle Remoto", com os mesmos personagens do longa para experimentar a tecnologia.

E, esta lista poderia ser ainda maior. O custo (acréscimo estimado entre 15% a 20%) ainda é um entrave para que haja uma adesão mais substâncial ao 3D, visto que a produção nacional trabalha, em geral, com baixo orçamento.

Fonte: "Revista de Cinema" - Edição de Maio/Junho de 2010.

sábado, 19 de junho de 2010


"Falta-nos reflexão, pensar,
precisamos do trabalho de pensar,
e parece-me que, sem ideias,
não vamos a parte nenhuma."
José Saramago

"Se tens um coração de ferro,
bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne,
e sangra todo dia"
José Saramago
"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome,
essa coisa é o que somos"
José Saramago

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morre um dos Mais Célebres Escritores
da Literatura Mundial

José Saramago

Prêmio Nobel de Literatura José Saramago morreu por volta das 8h (horário de Brasília) desta sexta-feira (18) aos 87 anos em sua residência em Lanzarota, nas Ilhas Canárias, após tomar seu café da manhã ao lado da mulher, a tradutora Pilar del Río.

A Fundação José Saramago informou em comunicado que o escritor morreu "em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença". "Ele se despediu de uma forma serena e tranquila", diz o anúncio.

Saramago sofria graves problemas respiratórios. Nos últimos anos, o escritor foi hospitalizado várias vezes, após sofrer uma grave pneumonia no final de 2007 e início de 2008.

O estilo de Saramago era único na literatura contemporânea. Era conhecido por utilizar frases e períodos longos usando a pontuação de uma maneira não-convencional (aparentemente errada aos olhos da maioria). Em suas obras, os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, a ponto de o leitor confundir se o diálogo foi real ou apenas um pensamento.

Em alguns momentos, chegou a ser comparado com outro ganhador do Nobel de Literatura o colombiano Gabriel García Márquez, pois alguns viram em Saramago uma pitada do realismo mágico latino-americano, particularmente na estratégia de mesclar personagens fictícios e históricos.

A carreira de Saramago foi marcada por polêmicas. Suas opiniões pessoais sobre religião e o esforço internacional contra o terrorismo foram rebatidas no mundo. O Vaticano chegou a repudiar a atribuição da honraria de Prêmio Nobel a "um comunista inveterado". A obra O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991) foi motivo de crítica ferrenha por parte de grupos religiosos que a consideram uma ofensa à Igreja.

Vão-se as polêmicas, fica a obra. Seus trabalhos já foram traduzidos para mais de 20 idiomas. Entre os livros de Saramago estão "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", "Ensaio sobre a Cegueira" e "A Jangada de Pedra". Sua última obra é "Caim", publicado em 2009.

O crítico Harold Bloom qualificou-o como "o escritor de romances mais dotado de talento dos que seguem com vida, um dos últimos titãs de um gênero em vias de extinção".

Fonte: Gazeta do Povo On Line de 18/06/10

quarta-feira, 16 de junho de 2010

"A porta da verdade estava aberta
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só conseguia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia os seus fogos.
Era dividida em duas metades
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era perfeitamente bela.
E era preciso optar. Cada um optou
conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia."


A verdade dividida

Carlos Drummond Andrade


"...E continuo vivendo
- mas não de fato

E fico fora o mundo

- mas não completamente
Passo a noite em sentimentos de dor
Vendo surgir o primeiro sopro de vida
junto ao nascer do sol..."


Adaptação do texto de Peter McWilliams

sábado, 12 de junho de 2010


"A uma hora dessas
por onde vagará seu pensamento?...

Onde, longe, Leme, Luanda
ou na minha cama?..."

Trecho de "Seu Pensamento"
Adriana Calcanhotto
Top Blog 2010

Clique no selo (no canto superior direito do video) e VOTE.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cinema Nacional





"É Proibido Fumar"
leva 5 troféus
em premiação no Rio






Assistido por 50 mil pessoas, o filme "É Proibido Fumar", de Anna Muylaert, levou cinco troféus - melhor longa de ficção, direção, roteiro original, montagem e trilha sonora - no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em cerimônia realizada ontem, no teatro João Caetano, no Rio. O longa bateu concorrentes como "Se Eu Fosse Você 2", "Divã" e "A Mulher Invisível", que, juntos, tiveram mais de dez milhões de espectadores.

Daniel Filho, que prometia ser o grande campeão da noite, ficou com o troféu de melhor filme no voto popular, para "Se eu Fosse Você 2". "Tempos de Paz" foi premiado por seu roteiro (adaptado) e figurino (de Marília Carneiro). Tony Ramos ganhou como melhor ator, por seu impagável Cláudio/Helena na comédia de Daniel Filho. Lilia Cabral levou o troféu por "Divã".

A homenagem da festa foi ao ator e diretor Anselmo Duarte, que morreu há sete meses, aos 89 anos, e foi representado por duas filhas e uma neta. Alice Gonzaga, diretora da Cinédia, produtora fundada em 1930 por seu pai, Adhemar Gonzaga, também foi homenageada, por seu trabalho pela preservação de filmes brasileiros clássicos. Ausente, a atriz Drica Moraes, que está tratando uma leucemia, foi bastante aplaudida pelos colegas na plateia. Ela havia sido indicada como coadjuvante em "Os Normais 2".

O documentário "Simonal - Ninguém Sabe o Duro Que Dei" ganhou quatro troféus.

O prêmio é realizado pela Academia Brasileira de Cinema, entidade criada em 2002. As escolhas são feitas por seus membros: cineastas, produtores e atores. Esta foi sua nona edição.

Fonte: Gazeta do Povo - 09/06/10

domingo, 6 de junho de 2010




Papo Musical com
“Mallu Magalhães”

11/06/10
Livrarias Curitiba
Shopping Palladium
19h30min








Na véspera do dia dos namorados, o projeto Papo Musical promovido pela Livrarias Curitiba e a LumenFM apresenta um bate-papo e pocket show intimista e reservado com Mallu Magalhães.

A cantora vem para apresentar e conversar sobre o seu último CD, que traz o seu próprio nome. “Mallu Magalhães” é o segundo cd da cantora de 17 anos e nele estão presentes ritmos brasileiros com o ska jamaicano. Com produção do aclamado produtor Kassin, o disco ainda mantém um pouco do folk´n roll de Mallu, mas aponta para novas e surpreendentes direções.

Senhas limitadas (200 unidades) serão distribuídas no dia do evento, a partir das 11h, na loja do Shopping Palladium. Somente quem tiver a senha e o produto terá direito ao autógrafo.
Ferreira Gullar ganha Prêmio Camões

Poeta vence premiação de 2010,
tida como maior honraria das letras lusófonas,
no valor de 100 mil euros

O poeta brasileiro Ferreira Gullar foi anunciado como vencedor do Prêmio Camões de 2010, homenagem anual criada em parceria por Brasil e Portugal no ano de 1989 e que tem em sua lista de ganhadores nomes respeitados como Rachel de Queiroz (1993), Jorge Amado (1995), Rubem Fonseca (2003) e Lygia Fagundes Telles (2005).

Autor de Poema Sujo, livro lançado em 1976 que retrata memórias de sua vida no Maranhão com questões políticas, Gullar também é conhecido por suas crônicas, ensaios e críticas de arte.

O autor recebeu em 2005 o Prêmio Machado de Assis, maior honraria da Academia Brasileira de Letras, e em 2007 o Prêmio Jabuti na categoria "ficção" pelo livro Resmungos.

O nome de Gullar foi revelado pela ministra da Cultura de Portugal, Gabriela Canavilhas, na segunda-feira passada, dia 30/05, na cidade de Lisboa.