sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cinema Nacional

"A Hora da Estrela"

Um dos filmes mais importantes na história do cinema brasileiro,
A Hora da Estrela (1985), ganha uma cópia restaurada
em 35 mm dentro do projeto Volta às Telas.

O longa-metragem será exibido na Cinemateca, neste sábado, às 20h, com a presença da diretora Suzana Amaral, que participa de um debate com o público depois da sessão. E, no domingo, haverá três sessões, às 15h45, 18h e 20h.

O filme é uma adaptação do livro de Clarice Lispector (foto) e conta a história de uma moça pobre, virgem e nordestina que se muda para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida.

A entrada é franca.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Imperdível para os amantes do Cinema Nacional!!!

Livro:
Olhar crítico – 50 anos de cinema brasileiro


Olhar crítico – 50 anos de cinema brasileiro é uma reunião das criticas de 98 filmes feitas pelo crítico Ely Azeredo ao longo dos anos em que atuou na imprensa diária. A publicação tem prefácio assinado pelo jornalista Alberto Dines.

Desde 1953, Azeredo fez a indispensável mediação entre os produtores e os consumidores de cinema. Sem restrições de gênero ou tendência, ele analisou e pôs em discussão, com igual rigor intelectual, de dramas existenciais a comédias, de filmes alternativos a documentários, de obras de caráter político aos musicais. O resultado disso é que o leitor da coletânea vai pouco a pouco voltando no tempo, para reencontrar os textos que, no calor da hora, se pronunciaram sobre clássicos do cinema nacional em cada uma dessas vertentes: Cidade de Deus, Ônibus 174, Macunaíma, Todas as mulheres do mundo, Pixote, Terra em transe, Vidas secas e Floradas na serra, entre outros.

Muitos dos filmes analisados não existem em DVD. Alguns nem chegaram ao VHS, e outros correm o risco de extinção. Dessa forma, existe um forte traço de resgate da memória. Nas palavras de Alberto Dines: “Ely Azeredo acompanhou com paixão o desabrochar do cinema brasileiro. A ele se atribuiu, com toda justiça, a paternidade da designação Cinema Novo, e esta paixão fica patente ao longo dessa antologia”.

Alguns apêndices completam esta edição: uma sucinta recuperação da trajetória de Azeredo como crítico, mas também como importante difusor do cinema no Brasil; as fichas técnico-artísticas de todos os filmes analisados; as referências bibliográficas utilizadas e um índice completo dos filmes citados.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Kurosawa 100 anos

Box de DVDs da obra de Akira Kurosawa


O lançamento da caixa com DVDs de filmes de Kurosawa é um dos melhores presentes que os brasileiros poderiam ganhar neste ano em que se comemora o centenário do mestre japonês.

Lançada pela Europa Filmes, a caixa de DVDs “Pack Akira Kurosawa” é uma breve e acessível introdução à obra de um dos cânones do cinema mundial, cineasta de forte marca autoral que completaria 100 aniversários neste ano. Tão expressivo, rigoroso e denso quanto os maiores mestres do cinema japonês, Kenji Mizoguchi, Yasugiro Ozu e Nagisa Oshima, e ainda mais pop, cultuado e laureado nos países ocidentais, Kurosawa estabeleceu um legado imperecível que atravessa um sem-número de filmes, sempre reinventado pela câmera de novas gerações de cineastas.

Na caixa da Europa Filmes, vêm cinco longas: “Cão Danado” (1949), “Os Sete Samurais” (1954), “Sanjuro” (1962), “Céu e Inferno” (1963) e “Depois da Chuva” (1999). Os quatro primeiros dirigidos por Kurosawa e o último por um de seus pupilos mais talentosos, Takashi Koizumi, com roteiro assinado pelo mestre.

sábado, 22 de maio de 2010

"Eu queria tanto
Estar no escuro do meu quarto
À meia-noite, à meia luz
Sonhando
Daria tudo, por meu mundo
E nada mais..."

Trecho de "Meu Mundo e Nada Mais"
Composiação: Guilherme Arantes

sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Eu perco o chão
Eu não acho as palavras
Eu ando tão triste
Eu ando pela sala
Eu perco a hora
Eu chego no fim
Eu deixo a porta aberta
Eu não moro mais em mim..."

Trecho de "Metade"
Adriana Calcanhotto

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bate-papo com Fernanda Takai, em Curitiba


Dia 22/05, sábado, às 19h30m, nas Livrarias Curitiba do shopping Palladium, a vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai, participa de um bate-papo com o público para falar sobre o DVD "Luz Negra".

O disco traz o show do projeto Onde Brilhem os Olhos Seus, e o conceito de imagem desse documentário foi muito fiel ao espetáculo apresentado na turnê, que se iniciu em março de 2008, com forte referência ao universo HQ de Sin City.

A cantora inclui no set list canções que sempre quis interpretar e com as quais tem ligações afetivas, entre elas There Must Be An Angel do Eurythmics, Ordinary World do Duran Duran e Kobune - a versão japonesa para "O Barquinho" - inspirada na banda Pizzicato Five.


Não percam!!!


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Incêndio no laboratório de répteis do Instituto Butantan

O fogo destruiu a maior coleção científica de cobras do mundo, iniciada há 120 anos.

Talvez tenha sido o dia mais lastimável na história da Zoologia brasileira nas últimas décadas. No incêndio, ocorrido neste sábado, 15 de maio, a Coleção Científica do Instituto Butantan, em São Paulo, foi completamente perdida. Cerca de 85 mil exemplares eram guardados no prédio.

O acervo representava um extraordinário banco de dados que documentava a história das serpentes e dos processos que levaram à sua origem e diversificação. Documentava também a própria história da ocupação humana no país por meio dos registros de cobras recebidas pelo Instituto ao longo do século passado.

Até o momento, estima-se que mais de 75.000 espécimes tenham sido incinerados. Espécimes raros, por muitas vezes únicos; espécimes endêmicos; espécimes de animais já extintos ou ameaçados; espécies novas ainda não descritas; espécimes-tipo; material em permuta nacional e internacional.

Centenas de graduandos, mestrandos, doutorandos, professores e pesquisadores não mais poderão consultar certos holótipos (indivíduos geralmente em perfeitas condições que representam oficialmente uma espécie), não poderão examinar a anatomia de certos espécimes, não poderão fazer certas revisões sistemáticas e taxonômicas, analisar conteúdo estomacal, descobrir novas espécies, realizar estudos biogeográficos, entre outras dezenas de importâncias de uma coleção como essa, referência em todo o globo. Muitos desses cientistas perderam meses, anos e décadas de pesquisas, algumas custeadas por grandes agências de financiamento. Muitos deles terão de adequar ou até mesmo se desfazer dessas pesquisas.

Os animais mortos são conservados em produtos químicos inflamáveis, como o etanol, favorecendo a disseminação das chamas.

A tragédia terá repercussões ainda não estimadas.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Amar é um risco...
E se não der certo???
Ah...mas, e se der???!!!
Imperdível!!!
Saramago: Biografia
Lançamento em 17/05/2010


Esta é a primeira biografia de um dos escritores mais importantes da história da literatura portuguesa.

Escrita por João Marques Lopes, nela acompanhamos a vida de José Saramago, desde o seu nascimento na Aldeia da Azinhaga, Golegã e descobrimos toda a sua obra, desde as Crônicas d´ A Capital e do Jornal do Fundão, até o mais recente livro, Caim.

O escritor, que decide se dedicar aos romances apenas aos 53 anos e, em 1980, lança "Levantando do Chão", de onde surge o que viria a ser conhecido como o estilo saramaguiano: uma narrativa fluída, escrita como se estivéssemos em uma roda de amigos, que desrespeita regras sintáticas e pontuação. Contudo é o seu terceiro romance, "Memorial do Convento", em 1982, que o consagra definitivamente.

Outro episódio importante de sua trajetória é o veto à candidatura de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" ao Prêmio Literário Europeu. Diante da negativa de Saramago, um obscuro subsecretário de Estado da Cultura do Governo Cavaco Silva desencadeia uma onda de contestação a qualquer censura à criação artística e contribuiu para a decisão do escritor de ir viver na ilha espanhola de Lanzarote, nas Canárias.

Em outubro de 1998, Saramago ganha o prêmio Nobel da literatura, tornando-se o primeiro e único escritor de língua portuguesa a obter tal distinção. Onze anos depois, continua a escrever e a gerar polêmica. Exemplo disso é Caim, seu último romance.

Editora: Leya
Autor: JOÃO MARQUES LOPES
Número de páginas: 248
Acabamento: Brochura

Pré-venda no Submarino:

Eu já garanti o meu!!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

"Pra quem não sabe amar
Fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho
Como varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada

Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde..."

Trecho de "Blues da Piedade"
Composição: Roberto Frejat/Cazuza

quarta-feira, 5 de maio de 2010

"Se por acaso morrer do coração
É sinal que amei demais
Mas enquanto estou viva
Cheia de graça
Talvez ainda faça
Um monte de gente feliz..."

Trecho de "Saúde"
Composição: Rita Lee e Roberto de Carvalho

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Banda Mixtape

Videoclipe Acústico
"Não Sou Você"

Acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=2QqzkphL0gs



Acesse:
Imperdível!!!
Filme Chico Xavier
 
Médium mais famoso do Brasil, Chico Xavier ajudou a difundir o espiritismo e as palavras de Allan Kardec no país. Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, este ano faz 100 anos do nascimento de Francisco Cândido Xavier, e oito anos de sua morte. Em sua homenagem, diversas ações serão promovidas no Brasil, como um congresso sobre seus trabalhos, uma edição especial comemorativa de sua primeira obra psicográfica Parnaso de Além Túmulo, a elaboração de um DVD e o lançamento do filme "Chico Xavier", de Daniel Filho.
O filme descreve a trajetória do médium que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas crônicas e mensagens. Seus mais de 400 livros psicografados consolaram os vivos pregaram a paz e estimularam caridade. Para os admiradores mais fervorosos foi um santo. Para os descrentes no mínimo um personagem intrigante.
O lançamento do filme, no dia 2 de abril, coincidiu com o centenário de nascimento de Chico Xavier. E, no final de semana de estréia, foi visto por cerca de 590 mil pessoas, segundo a distribuidora Dowtown. A cinebiografia do médium se torna, assim, a maior bilheteria da história do cinema nacional desde 1995, nos três primeiros dias de exibição.
Divertido, emocionante, surpreendente!!!